Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

7 dicas para ter uma Reserva de Emergência

O que é Reserva de Emergência? É aquele dinheiro que fica guardado para cobrir uma despesa inesperada, como por exemplo, algum problema de saúde, perda de renda ou até mesmo uma demissão.

Quer saber como construir sua reserva de emergência? Então este post é para você!

Se você não tem uma reserva de emergência, é bom começar agora mesmo a construir a sua, seguindo as sete dicas práticas deste post e ter alguma tranquilidade para lidar com despesas imprevistas do futuro.

Algumas perguntas importantes para você fazer:
Se você perdesse o emprego hoje, por quanto tempo conseguiria se sustentar sem ter que recorrer a um empréstimo?

E se tivesse que pagar um conserto de emergência em casa, você teria o dinheiro prontamente ou teria que, por exemplo, recorrer ao cheque especial ou fazer um pagamento com um cartão de crédito, mesmo sabendo que depois não teria como pagar a fatura?

Ter uma reserva de emergência é a parte mais importante para que você tenha tranquilidade em situações como essas acima.

Algumas dicas importantes são:

1) Poupe

Parece óbvio, mas é a mais importante. Mesmo que seja pouco, você tem que começar a poupar.

Quanto? Só você conhece suas despesas e vai poder estimar qual o tamanho necessário ou o tamanho possível dessa reserva de emergência. Mas uma coisa é certa, se você não juntar pelo menos um pouquinho, não terá reserva nenhuma.

Muitos especialistas aconselham separar pelo menos 10% do que você ganha para poupança ou investimentos que servirão de emergência ou para o futuro em suas realizações de sonhos.

2) Faça seu orçamento

Você sabe quanto gasta todo mês com aluguel, condomínio, transporte, alimentação ou com o pagamento de prestações? Se você não sabe, como saberá quanto você pode poupar?

Por isso é importante manter o seu orçamento em dia utilizando um Excel ou mesmo aplicativos gratuitos que ajudam nesse controle de entradas e saídas durante o mês.

3) Pague-se primeiro

Esta dica pode parecer esquisita, mas é bem simples. Não adianta esperar o fim do mês para poupar o que sobrar. Por quê? Porque não sobra se você pensar assim!

Se o dinheiro está disponível na conta, geralmente vamos gastar. Então, o melhor momento para poupar é quando o dinheiro cai na conta antes de qualquer coisa, até mesmo de pagar as despesas.

Caiu o dinheiro na conta? Separa a reserva na hora e esqueça que aquela reserva existe. Por isso que o item 02 de controle financeiro será ideal para saber se você vai juntar 10 reais por mês, 500 reais, ou porcentagem do que ganha, caso tenha um ganho variável mensal.

4) Comprometa-se

É necessário criar o hábito de poupar, mesmo que seja pouco. E por isso, você tem que guardar o dinheiro antes de qualquer despesa, para que não tenhamos nenhuma tentação de gastar o que está “sobrando” na conta corrente.

5) Priorize

Caso você tenha a impressão que o ganho mensal não é suficiente para pagar as despesas e poupar, você precisa colocar o ato de poupar como prioridade e para isso, talvez seja necessário reavaliar seus gastos e cortar aquilo que não traz valor.

Veja se seus gastos são necessários e se eles estão alinhados com o que você quer no curto, no médio e no longo prazo. Por exemplo, no curto prazo, em três meses, você quer comprar uma bicicleta. E no médio prazo, daqui a um ano, você quer fazer uma viagem. E no longo prazo, você quer ter uma aposentadoria.

Você tem que avaliar quanto precisa guardar por mês para que esses sonhos se realizem, e para isso, ver se sobra essa quantia mensal para guardar ou se precisará cortar algumas outras despesas para que essas prioridades estejam protegidas.

6) Desapegue

Muitas vezes a gente guarda em casa coisas que não usamos, mas que ainda tem valor. Talvez você possa vender algumas coisas que você já não usa, mas que poderiam gerar uma renda extra para colocar na reserva de emergência.

7) Invista

Não é recomendado pegar o dinheiro que você poupa e guardar embaixo do colchão ou deixar ele estacionado numa conta corrente sem qualquer rendimento. Com o tempo e a inflação, o dinheiro vai perdendo o poder de compra. Então você precisa investir a sua reserva para garantir algum rendimento para ela, mesmo que seja pouco.

E para isso, a Lercara é especialista em Consórcios como forma de investimento, para Aumento de Patrimônio, Geração de Renda para o Futuro, Amplo Cenário de Oportunidades, Elevação Financeira e Alto Controle de Decisões.

Que tal falar hoje mesmo com nossos especialistas?

Estamos te esperando!

 

Fonte: ABAC

Sempre as melhores opções em Consórcios de Imóvel, Auto e Pesados!

Lercara Investimentos

Com experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro, em 2022 criamos a Lercara Investimentos, que nasceu da vontade de ajudar a transformar a vida das pessoas que sonham com a liberdade financeira e das Empresas que buscam multiplicar seus lucros e aumentar seu patrimônio, com foco na orientação personalizada e alternativas de investimentos em consórcios.

Contatos
O consórcio é autorizado e regulamentado por:

Lercara Investimentos © 2025. All Rights Reserved.
Desenvolvido por: Agência Bcicleta

plugins premium WordPress